Projetos em andamento

Nome do projeto:Projeto para inserção e divulgação da coleção retrospectiva de teses e dissertações da EESC/USP na Biblioteca Digital de Teses da USP

Resumo: O projeto visa digitalizar e divulgar eletronicamente a coleção retrospectiva de teses e dissertações, disponíveis apenas na forma impressa, da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo, com o objetivo de ampliar a visibilidade desse material, que apoia o desenvolvimento do ensino e pesquisa e, por consequência, ampliar a possibilidade de acesso ao principal produto dos programas de pós-graduação oferecidos pela Escola. Pretende-se atingir aos objetivos propostos gerenciando a coleção retrospectiva das dissertações e teses defendidas junto aos cursos de pós-graduação stricto sensu da EESC. A Equipe destacada irá gerenciar a coleção, solicitando a autorização dos autores para divulgação online do material, digitalizar o material em formato PDF, realizar a catalogação e o registro do material na Biblioteca Digital de Dissertações e Teses da USP. Espera-se com isso, oferecer amplo acesso a essa coleção e finalmente, controlar e proteger adequadamente o patrimônio e a memória Institucional.

Responsável: Prof. Dr. Luis Fernando Costa Alberto (Coordenador)
Co-responsáveis: Elenise Maria de Araújo (SVBIBL) e Murillo Ferreira de Camargo (SVBIBL)

Parte I
Data de início: 01/08/2015
Data de finalização: 31/07/2016
Bolsistas do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Estudantes de Graduação da USP: Augusto Hay Mussi de Andrade, Rodrigo de Lima Araújo
Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária: Karina Tiemi Ono

Parte II
Data de início: ago/2016
Data de finalização: ago/2017
Bolsista da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária: Rafaela Pereira Sobrinho

 

 

Nome do projeto: Desenvolvimento de estudos bibliométricos para análise da produção científica da EESC-USP

Resumo: O projeto visa a análise da produção cientifica dos docentes e pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos - USP  através do uso dosoftwareVantage Point. Essesoftwarepossui funcionalidades específicas para filtrar, extrair e trabalhar dados obtidos nas principais bases de dados (Web of Science, Scopus, Plataforma Lattes e base 04 da produção científica do Dedalus). Para estabelecer uma metodologia de trabalho, será realizado um projeto piloto, na área de Engenharia de Produção. Essa etapa visa a definir critérios de análise eindicadores de produtividade mais adequados para apoiar a tomada de decisão em âmbito institucional. Os resultados esperados contemplamincluir o serviço de análise bibliométrica para atender às necessidades da EESC; melhorar a descrição dos dados disponíveis no Dedalus; viabilizar a divulgação dos dados institucionais; proporcionar uma maior visibilidade nacional e internacional, e propiciar aos bolsistas a oportunidade de conhecer a produção científica da EESC e despertá-los para o engajamento nesse tema.

Data de início: ago/2016
Data de finalização: ago/2017

Responsável: Prof. Dr. Humberto Filipe de Andrade Januário Bettini (Coordenador)
Co-responsáveis:Eduardo Graziosi Silva (SVBIBL), Flávia Helena Cassin (SVBIBL), Elenise Maria de Araújo (SVBIBL), João Francisco Labela (SVBIBL), Valéria de Oliveira (SVBIBL), Rafael Antonio Di Foggi (SVBIBL), Teresinha das Graças Coletta (SVBIBL)
Bolsistas da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária: Eduardo Oliveira de Paula e Kaique Araújo Perez Checa